Se sua empresa ainda não planeja sua vendas ou investe em marketing, pode ter certeza que você está deixando muito dinheiro na mesa. Para alcançar as metas é necessário que sua empresa faça um planejamento, não importa aqui se ele é básico ou avançado, o importante é ter a visão clara de objetivos e metas. Um plano de ação para vendas não é algo simples, mas pode se tornar bem menos complexo utilizando alguns passos:
1 - Analise o cenário atual de sua empresa
Quantos clientes você tem, quais são os principais, em quais meses você vendeu mais, qual seu ticket médio, qual sua taxa de conversão... Essas perguntas valem ouro na hora de entender as características da sua empresa a nível comercial e de marketing.
2 - Defina metas alcançáveis
Com base no seu pipeline de clientes ou retrospectiva de vendas anuais e/ou mensais, defina sua metas analisando quantos clientes ou pedidos você precisa gerar, quais negócios são novos e quantos poderiam vir de um pipeline ativo da empresa, por exemplo. Utilize sua taxa de conversão como base para calcular quanto de investimento você precisa para gerar demanda (ex: tráfego para seu website, cold calls, follow ups, etc).
3 - Trace estratégias para alcançar as metas definidas
Um bom exemplo é definir quais são os prospectos que sua empresa gostaria de ter como cliente e definir seu mix de produtos ou serviços adequando-os a demanda. Pense sempre em gerar o número de leads necessários para alcançar sua meta, sejam eles vindos das redes sociais, google, ligações para prospects, etc.
4 - Execute e mensure suas ações
Um planejamento sem ação é como ter um carro sem combustível. Utilize todas as análises feitas até aqui, as definição de metas e estratégias para geração de negócios e comece agora a executar as estratégias. Nossa dica é que sua empresa mensure os resultados semanalmente, mas consolide estes dados todo mês para fazer uma análise detalhada.
A partir disso, o ideal é sempre traçar um plano de ação para correção dos resultados ou mesmo acelerar os indicadores.
Iniciando com esses 4 passos garantimos que sua empresa terá mais sucesso nas vendas! E não se esqueça, sempre mensure os dados para que eventualmente possa traçar novas estratégias ou melhorar as existentes.
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