As novas tecnologias que surgem a todo instante e a própria modernização dos sistemas e aplicativos que utilizamos na internet fazem com que o marketing digital cresça cada vez mais - e tenha sempre muitas novidades.
Com isso, o que esperar para 2019?
Seguimos na linha de conteúdos cada vez mais personalizados, vídeos, aproximação com o consumidor e o uso de mídias como ferramentas de vendas, de todos os tipos.
Então segue nossa lista super resumida do que achamos que vai bombar nesse ano!
Vídeos, stories, realidade, interação: São coisas diferentes mas que se interligam. Os vídeos já eram uma aposta ano passado e vieram para ficar (e reinar!), e nisso podemos incluir também as lives e stories (que podem ser vídeos ou não). Tudo isso mostra que o público quer conhecer a verdadeira história por trás da marca. Bastidores, autenticidade, realidade. Mostrando detalhes do cotidiano você estará aproximando seus seguidores e ao mesmo tempo interagindo com eles. Da mesma forma ao responder comentários e mensagens, principalmente através do uso de chatbots, rápidos, práticos e com possibilidade de análise dos contatos obtidos.
Redes sociais, comunicação visual e informações: As diferentes mídias que utilizamos estão em constante modificações e é imprescindível que a gente esteja atento a elas. O crescimento do Instagram é nítido, sendo a principal rede social deste ano, porém devemos ter em mente que o Facebook ainda está aí, muito bem ativo e controlando os anúncios, que devem ficar cada vez mais personalizados para atrair o consumidor pretendido. Assim como outras redes bastante interessantes dependendo do seu nicho, como Pinterest e Linkedin. É importante ter em mente que tudo depende do seu público - e que ele pode estar em mais de um lugar. Nesse sentido, sua comunicação visual deve ser clara, objetiva, de preferência com imagens reais (lembre-se do primeiro item) alinhada a sua marca e com todas as informações já disponíveis para o usuário. Ninguém mais quer pesquisar 10 minutos para achar um dado, a velocidade faz toda a diferença!
Ética, reputação, autoridade: isso continua sendo essencial, tanto dentro quanto fora da internet, não é mesmo? Todas as suas estratégias de marketing devem seguir o propósito da sua marca e demonstrar isso ao público, para que assim os clientes nem pensem em outro concorrente ao precisar do seu serviço. Qualquer deslize e sua empresa pode ser viralizada de forma negativa - e muito rápida.
Personalização e aproximação: Os conteúdos continuam sendo extremamente valiosos para conquistar o seu potencial cliente, porém em meio a tanta oferta, nesse ano aposte em pautas cada vez mais exclusivas e personalizadas para o seu público, sempre realizando a ligação entre as suas reais necessidades e oferecendo aquilo que ele procura na sua jornada de compra. Da mesma forma, os dados dos seus consumidores são ouro: saiba o que ele compra, há quanto tempo consome e busque proporcionar uma experiência para ele ao se conectar com o seu negócio. O neuromarketing pode ser usado com esse fim, entendendo porque o desejo do consumidor pode ser alcançado. Outra tendência para isso é o uso de influenciadores digitais, que naturalmente se destacaram em diferentes tipos de nicho e podem ser usados como parcerias benéficas.
Capacidade de aparecer e ser encontrado: Segundo a pesquisa da ComScore, até 2020, cerca de 50% das pesquisas realizadas pelo Google ocorrerá por meio da voz. Além disso, o Google reserva ainda novas opções nos links patrocinados, com o início de mudança na sua plataforma de anúncios ainda em 2018, com o novo nome Google Ads e que agora deve utilizar ainda mais a inteligência artificial como aliada. Esteja atento ao seu site, para que ele apareça nos resultados de buscas. A mídia paga deve ser cada vez mais forte nesse sentido, assim como para as redes sociais.
Gostou das nossas dicas?
Sabemos, é bastante coisa. Mas pense pelo lado positivo, em como você pode crescer - e aparecer - cada vez mais, pois há sim muito potencial em cada negócio e muito caminho para percorrer!
Aqui na Cont3, gostamos de produzir conteúdo de qualidade e alinhado à sua comunicação corporativa, à sua marca, à sua história. Queremos que o seu cliente saiba qual é seu produto, suas origens e quem vende ele também. Afinal, a gente sempre gosta de consumir aquilo que a gente gosta, conhece e confia, não é mesmo?
Vem com a gente em 2019! Te esperamos com muito carinho - e com várias ideias bacanas também :)
Comments